Crie expectativa avisando seu público com antecedência sobre a Live no Facebook

Embora o Facebook notifique os seguidores de sua página quando você entra ao vivo, não custa avisá-los antes. Crie expectativa em sua audiência, desperte o sentimento de que o conteúdo que será transmitido é inédito e imperdível.

DICA: Avisar o seu público com até um 1 dia de antecedência é o ideal para que as pessoas se organizem e sintonizem com você no horário marcado. Você pode avisar algumas horas antes, dependendo do conteúdo que for compartilhar.

Escreva uma descrição instigante

Além dos seus seguidores, o Facebook também recomenda a sua Live para outras pessoas com base na descrição da transmissão. Por isso, é importante fazer uma descrição descritiva e cativante para que o Facebook saiba a quem recomendar o seu vídeo e, também, para que o público se interesse pelo conteúdo do seu vídeo.

IMPORTANTE: Edite a descrição do vídeo depois que a Live acabar, pois o vídeo continuará no ar disponível para aqueles que não puderam acompanhar ao vivo e nem sempre a descrição que fazia sentido durante a transmissão continua a fazer sentido depois que ela acaba.

Lembre o seu público de seguir a sua página para receber notificações

Durante as Lives no Facebook, informe ao seu público que é possível “seguir” a sua página e receber notificações da próxima vez que você entrar ao vivo.

Assim, as pessoas que gostaram do seu vídeo e do conteúdo da sua página, terão grandes chances de voltar quando você entrar ao vivo novamente.

Engaje com a sua audiência

Aproveite ao máximo a sua transmissão ao vivo para interagir e fica mais próximo da sua plateia. Se algum espectador fizer uma pergunta interessante, responda-a, citando o nome de quem perguntou (com certeza, seu público ficará entusiasmado com isso).

Faça, também, perguntas para os usuários responderem na hora e te darem feedback sobre a qualidade da transmissão, qualidade do áudio, quem está assistindo pela primeira vez, da onde são, etc.

DICA: Foque no engajamento com o público nos primeiros minutos da Live. Quanto mais pessoas você conseguir atrair nos primeiros minutos, fazendo com que elas curtam e comentem ao mesmo tempo, melhor. Assim, o Facebook irá entender que o seu vídeo é um conteúdo pelo qual as pessoas se interessam e vai divulgar a sua Live para mais pessoas.

IMPORTANTE: Ao menos que você seja uma pessoa famosa e com muitos seguidores, as suas primeiras lives não terão muita audiência ou pessoas interagindo. É importante persistir, pois com a consistência e conteúdo de qualidade você vai construir uma audiência seguidora dos seus conteúdos. Tenha paciência e consistência!

Lembre de quem chegou depois

Como os vídeos ao vivo geralmente duram bastante tempo, é importante lembrar dos espectadores que não começaram a assistir a transmissão desde o começo.

Por isso, vale a pena lembrar a sua audiência, a cada 10 minutos mais ou menos, o motivo e o assunto da sua transmissão.

Pense em quanto tempo a sua transmissão irá durar

Vídeos ao vivo levam algum tempo para atrair e engajar um público, e por isso é normal que durem mais tempo. Portanto, quanto mais tempo durar a sua transmissão, mais tempo as pessoas terão para descobrir e compartilhar seu vídeo.

DICA: É recomendado que as Lives no Facebook tenham no mínimo 10 minutos de duração, podendo durar até uma hora e meia, que é o tempo máximo de transmissão.

Pense em uma agenda

A consistência é o fator chave para o sucesso das suas transmissões ao vivo. É importante pensar em uma agenda e assumir um compromisso com o seu público. Por isso, estabeleça uma data e um horário fixo para as suas transmissões, assim as pessoas irão contar com a sua Live na data e horário estipulado, aumentando as suas chances de ter mais audiência.

IMPORTANTE: Não exagere! Garanta que as suas transmissões ao vivo sejam feitas em ocasiões realmente relevantes. Se você fizer 10 transmissões ao vivo no mesmo dia, o Facebook não tratará suas Lives da mesma maneira que trataria se você transmitisse apenas uma vez por semana.

Seja Criativo

Em meio a tanto conteúdo que é postado no Facebook, é necessário pensar em maneiras de destacar o seu vídeo dos demais. Por isso, é preciso pensar em um bom tema para a sua transmissão ao vivo. Pense em algo que seja de interessante do seu público e que atenda as suas necessidades.

Experimente diferentes tipos de transmissões para manter o público envolvido, veja algumas opções:

  • Perguntas & Respostas: este é um tema que costuma gerar bastante engajamento. Independente do seu segmento de atuação, clientes sempre terão dúvidas e perguntas a respeito do que você oferece.
  • Entrevista: bata um papo com clientes, fornecedores, autoridades e experts do seu setor.
  • Bastidores: clientes adoram ver o que acontece por trás das câmeras, por isso, mostre o dia-a-dia do seu negócio.
  • Demonstração: ensine o passo-a-passo de algo que seja relevante para o seu público.

Indique o fim da transmissão

Certifique-se de terminar a sua transmissão com uma frase de encerramento, como “Obrigado por assistir!” ou “Estarei ao vivo novamente em breve.” Depois de concluir, aguarde alguns segundos até ouvir um “ping”, indicando que a sua transmissão foi finalizada.

Conclusão

Depois de colocar a mão na massa e produzir as suas Lives seguindo essas dicas, é essencial que você analise seus resultados. Com base no seu desempenho, você poderá identificar seus pontos fortes e detectar onde precisa fazer melhorias.

Existem muitas métricas que você pode considerar para fazer esta análise, sendo algumas delas: a quantidade de interações que você teve, o número de pessoas que estiveram ao vivo, quanto tempo de transmissão gera mais resultado, etc.