O Facebook está lançando um aplicativo de bate-papo de desktop para Workplace e planeja adicionar suporte a grupos de chamadas de vídeo em breve.

Embora a monetização não seja um foco para Workplace ainda, o crescimento inicial do produto deve assustar competidores como a Microsoft e Slack.

O Facebook tornou-se silenciosamente uma força considerável sem mercado competitivo de software empresarial atualmente dominado por operadores históricos como a Microsoft e novatos mais novos como o Slack.

A ferramenta de comunicação da rede social para empresas, Workplace agora é usado por mais de 30.000 organizações após um ano, contra 14.000 em abril. O Facebook também anunciou um aplicativo de bate-papo de desktop para Workplace e planeja adicionar suporte para chamadas em grupo de vídeo “nas próximas semanas”.

Em uma entrevista com o Business Insider, o gerente de produtos do Workplace, Simon Cross, contribuiu para o sucesso inicial da ferramenta para as grandes empresas que começaram a usar a plataforma. Em seu primeiro ano, o Workplace conseguiu assinar uma série de nomes como Starbucks, Delta, Lyft, Spotify, Heineken. Uma equipe também assinada recentemente com o Walmart, o maior empregador privado do mundo.

“Esses nomes dão uma grande credibilidade ao produto”, disse Cross. “Muitas outras empresas começam a tomar conhecimento”.

O Workplace agora é usado em 79 idiomas e por pessoas em todos os continentes. E o Facebook está no processo de expansão agressiva das fileiras da equipe com listas de trabalho abertas para gerentes de crescimento e vendedores.