Uma transmissão ao vivo cria na sua audiência uma sensação de pertencimento e participação muito maior que o vídeo gravado e assistido posteriormente. Interagir fazendo perguntas, curtindo, comentando e esperando ansiosamente uma resposta cria um grau de proximidade e engajamento que só é possível no vídeo ao vivo.

Nesse artigo vou falar de 3 plataformas que permitem fazer transmissões ao vivo do seu celular, vou explicar um pouco sobre como planejar sua transmissão, te dar algumas ideias de conteúdo e ajudá-lo a costurar essa estratégia com o conteúdo do seu site ou blog.

Facebook

Utilizando o aplicativo Facebook Pages Manager você pode fazer uma live diretamente na sua página usando o seu celular.

Depois de clicar no botão Live você pode colocar uma descrição para a sua transmissão ao vivo e clicar no botão “Go Live”. Ao final da transmissão o vídeo fica salvo na sua timeline.

Instagram

Para fazer uma transmissão ao vivo usando o aplicativo do Instagram basta clicar para adicionar uma Story, selecionar Live e depois clicar no botão “Start Live Video”.

Você pode salvar o vídeo depois no seu celular, mas ele não fica automaticamente publicado na sua timeline. Você pode até tentar publicar posteriormente mas o Instagram limita os vídeos da timeline a 60 segundos.

Uma Live através do Instagram dá um certo senso de urgência porque sua audiência sabe que não conseguirá assistir depois.

Youtube

Se você tem um canal bem desenvolvido no YouTube, ou se quiser promover posteriormente o seu vídeo dentro do próprio YouTube essa acaba sendo a melhor opção.

Dentro do aplicativo do YouTube basta clicar no mesmo botão usado para gravar vídeos a partir do celular que também aparecerá a opção “Go Live”, depois basta criar um título e começar a transmitir.