Em primeiro lugar você deve ter uma ideia clara de quem é o seu público. Já publiquei aqui anteriormente um artigo com dicas e ferramentas que podem te ajudar nessa análise: Criando um Projeto Editorial: Conhecendo melhor sua Audiência.

Agora que você já estudou o seu público responda as seguintes perguntas antes de preparar o conteúdo da sua Live:

  • O que seu público estará fazendo no horário que você pretende transmitir?
  • O que você pode oferecer para convencê-los a interromper suas atividades?
  • Como garantir que eles terão uma experiência positiva durante a live?
  • Como fazer para que sua transmissão seja inesquecível?

Conteúdo

Planeje seu conteúdo com calma, ser ao vivo não significa necessariamente ser improvisado. Defina quais tópicos você vai abordar, quanto tempo vai dedicar para cada tópico e como você pretende fazer as pessoas interagirem ao longo da Live.

Escreva uma agenda ou roteiro para servir de guia, faça anotações e lembre-se durante a Live de recapitular o que está acontecendo de tempos em tempos para manter informadas as pessoas que começaram a assistir depois do início.

Divulgação

Não é porque o vídeo estará disponível depois que você não precisa divulgar bastante a sua Live. Crie expectativa, anuncie se haverá algum tipo de desconto, brinde ou promoção fornecida durante a Live, informe se o usuário aprenderá alguma coisa.

Promover a Live é uma forma de garantir bastante pessoas para interagirem e tornar o vídeo mais dinâmico e atraente.

Conexão

Apesar de ser uma questão básica muitas pessoas esquecem de testar a conexão antes ou ter certeza de que haverá uma conexão estável no local. Se possível teste a conexão ainda no começo do planejamento da sua Live, ou no mínimo chegue mais cedo no dia e teste a Live em outra conta no mesmo aplicativo.

Se houver algum problema no teste você ainda pode mudar o local da transmissão para não frustrar sua audiência.