O vídeo ao vivo tem que levar até sua audiência algo que justifique o formato utilizado.

  • Se você trabalha apenas com imagens poderia ter feito uma foto.
    Se você trabalha apenas com sons poderia ter feito um áudio.
    Se você usou imagem e sons mas não providenciou interação poderia ter publicado um vídeo simples.

Transmissão ao vivo = imagem em movimento + áudio + interação com o público

Lembre-se de ensaiar antes e ser natural, não faça coisas pela primeira vez na Live ou coisas que você não faria normalmente se não estivesse transmitindo. Para quem trabalha com entretenimento até pode ser interessante aparecer desajeitado nas câmeras, só tome cuidado para não viralizar de forma negativa e se tornar um novo meme da internet.

Seguem algumas ideias de conteúdo que podem te ajudar a formatar Lives interessantes:

  • Bastidores – Mostre a “cozinha” da sua empresa. Faça os funcionários e clientes interagirem através da Live. Apresente detalhes que as pessoas não imaginavam existir na companhia.
  • Dicas e Tutoriais – Ensine alguma coisa através da Live, deixe espaço para as pessoas fazerem perguntas.
  • Eventos – Transmita alguma coisa ao vivo, peça opiniões da audiência sobre o que fazer no local, ideias de perguntas, escolher a programação, até o posicionamento da câmera.
  • Perguntas e Repostas – Um bate papo para tirar dúvidas sobre um produto ou serviço novo, ou até para conhecer um funcionário ou setor novo da empresa pode ser uma Live com Perguntas da audiência e Respostas da empresa.
  • Opinião – Compartilhe sua opinião sobre algum fato recente e convide seus seguidores a expressarem suas opiniões nos comentários, leia alguns comentários e crie um debate virtual ao vivo.
  • Entrevista – Convide alguém para ser entrevistado e deixe que a audiência envie algumas das perguntas.
  • Conte uma história – Compartilhe algo que aconteceu contigo e forneça mais detalhes conforme a demanda da audiência. Se for uma ficção deixe os seguidores decidirem o rumo da história em algum momento.

Integração com seu site ou blog

Algum post seu tem bastante interação nos comentários ou viralizou nas redes sociais? Agende uma Live par falar mais sobre o assunto.

Quer construir um post em colaboração com seus leitores? Agende uma Live e colete suas opiniões ao vivo dando feedback sobre quais contribuições foram mais interessantes.

Depois que fizer a Live publique o vídeo em um post contando os bastidores da Live e as suas percepções depois que desligou a câmera. O YouTube permite inserir diretamente no post, no WordPress.com basta copiar o link do YouTube que ele cria o código de inserção automaticamente.

Para o Facebook você pode baixar o vídeo com o KeepVid e subí-lo no YouTube. No Instagram salve o vídeo após o final da Live para também publicá-lo posteriormente no YouTube.

Se possível faça a transcrição das partes mais importantes que podem ser alvo de buscas no Google e publique essa transcrição no mesmo post que o vídeo está inserido.

Publicando o vídeo no seu site ou blog, e adicionando texto ao redor desse vídeo, você facilita a indexação e permite que esse conteúdo seja encontrado posteriormente de forma mais fácil pelos seus leitores.