Com Stories espalhados para todos os lados nada mais natural do que procurar maneiras de usar esse recurso para desenvolver uma nova comunicação com sua audiência.

Fiz uma Stories em cada uma das plataformas (Snapchat, Instagram, Whatsapp, Messenger e Facebook) avisando que estava escrevendo um artigo e pedi dicas e sugestões, vejam algumas dicas:

“Um espaço de intimidade, de compartilhar um momento importante com alguns amigos próximos” (Roney Belhassof)

“Falar sobre assuntos que interessam ao seu público de maneira sincera e objetiva” (Camila Benvenga)

De fato no Whatsapp, Messenger e Facebook as Stories estão disponíveis apenas para perfis pessoais, já no Snapchat e Instagram é possível criar um perfil para empresas. Eis algumas sugestões para empresas criarem conteúdo na forma de Stories:

  • Mostre os bastidores da sua empresa: como é o dia-a-dia de quem produz os produtos e serviços que você entrega?
  • Crie uma sequência pequena de Stories (geralmente entre 2 a 4) que resume algum conteúdo que você tenha detalhado no seu blog, convide as pessoas interessadas a se aprofundarem no assunto visitante seu site, mas não torne isso algo obrigatório, entregue algo útil nas Stories.
  • Teaser anunciando uma Live no Facebook ou Instagram: um dia antes e depois algumas horas antes de uma Live onde você vai fazer um webinar ou outro conteúdo atraente você pode ir fazendo teasers nas Stories, mas não exagere na quantidade.
  • Ensine alguma coisa: use as Stories para criar um passo-a-passo pra produzir alguma coisa, funciona muito bem com artesanato, culinária e outros assuntos no estilo “faça você mesmo”.
  • Comemore com os seus seguidores: vocês atingiram alguma marca importante na empresa como quantidade de clientes, tempo de existência, prêmios, etc? As Stories é um bom espaço para você fazer aquela comemoração mais pessoal e menos formal com seus seguidores.
  • Divulgue ofertas e promoções exclusivas: esse é o preferido de vários consumidores, gostar da marca muitas vezes significa comprar da marca e ter acesso a promoções exclusivas pode ser o principal motivo para te seguir em algumas dessas plataformas.
  • Mostre o seu processo criativo: você cria sozinho ou em grupo? Usa alguma metodologia específica? Lê alguma coisa? Toma um café? Dorme um pouco? Revele pequenos segredos da sua jornada.
  • Deixe suas Stories serem “invadidas”: campanhas onde uma personalidade ou uma ONG “invade” (cuida) do seu Instagram ou Snapchat por 24 horas podem ser bastante interessantes. Você atrai o público dessa personalidade/ONG e no caso da ONG ainda pode ajudar a divulgar uma causa que a marca acredita.

As Stories também são um ótimo ponto de relacionamento com a audiência do seu blog, avisar que publicou algum texto novo, pedir ajuda sobre artigos que você está escrevendo, comentar histórias interessantes que você recebeu dos leitores, tudo isso pode ajudar a reforçar o senso de comunidade que existe ao redor do seu blog ou site.