O Facebook desempenha um papel vital no sucesso da maioria das empresas. Ele serve como uma maneira de se conectar com os clientes, compartilhar informações sobre atividades comerciais e alcançar clientes potenciais. Mas alterações ao algoritmo do Facebook ter feito alcance orgânica mais difícil, como  de Mark Zuckerberg  unicórnio mídia social começa fortemente favorecendo pago anunciantes sobre as conexões naturais que uma vez feita no site tão valioso como uma plataforma de publicidade.

Se você depende muito do alcance orgânico para se envolver com os clientes, provavelmente experimentou um declínio no tráfego. Afinal, o Facebook é um negócio, então só faz sentido que aqueles que paguem anunciar vão receber tratamento preferencial.

Tente Segmentação de público preferencial

Se você não estiver usando segmentação de público preferencial, então você está perdendo uma oportunidade excepcional para recuperar algum alcance orgânico.

A segmentação de público preferencial permite que você identifique um segmento específico da população (por idade, sexo, localização, idioma, interesses, etc.) e aumentar as chances de que as pessoas nesse nicho sejam expostas ao seu conteúdo em suas notícias. A configuração usa seus critérios selecionados para ajudar a garantir que suas postagens sejam vistas pelas pessoas certas.

O melhor de tudo, este serviço é gratuito e ajuda a obter o seu conteúdo na frente dos usuários que são mais propensos a se envolver com a postagem. Além disso, você pode usar o recurso para segmentar os fãs dos concorrentes, o que pode lhe dar acesso a pessoas que já estão interessadas em produtos como o seu.

Fazer transmissões ao vivo

A transmissão ao vivo rapidamente se tornou a rainha no Facebook, especialmente se você deseja envolver seu público. Essas postagens excedem todos os outros conteúdos, incluindo fotos e links (cujas taxas de engajamento estão caindo), mesmo em páginas que tradicionalmente não dependem de vídeos.

Se você quiser aumentar seu alcance orgânico, então o compromisso é seu amigo. Enquanto o Facebook favorece aqueles que pagam por publicidade, os algoritmos também favorecem páginas que funcionam bem no domínio do engajamento.

Como um bônus adicional, a transmissão pode até ajudar a separar seus concorrentes, especialmente se eles não abraçaram essa forma de publicação. Então, se você quiser se conectar com novos clientes potenciais e gerar mais alcance orgânico, você investir em transmissões ao vivo com conteúdo relevante, produção profissional e fazer tudo de forma planejada.

Selecione o Conteúdo Direito

Conforme mencionado acima, o Facebook recompensa páginas que possuem altas taxas de engajamento. Isso significa que você precisa selecionar as informações que você postar com cuidado.

Ao publicar apenas o seu melhor conteúdo, você pode aumentar sua média de engajamento, o que aumenta as chances de que o algoritmo favoreça seu conteúdo em relação ao produzido por páginas que não são tão seletivas.

Mas como você descobre que tipo de conteúdo faz a nota? Por sorte, existem algumas opções que podem ajudar.

Primeiro, você precisa aproveitar o poder da análise. Você pode começar conhecendo seu público-alvo através do Facebook IQ Audience Insights. Em seguida, use as Perspectivas da Página disponíveis para saber mais sobre os níveis atuais de engajamento e veja uma variedade de métricas úteis.

Em segundo lugar, você também quer certificar-se de que suas manchetes são projetadas para capturar a atenção do seu público-alvo.

Em alguns casos, você pode querer testar seu conteúdo em outra plataforma para ajudar a avaliar o potencial nível de engajamento. Muitas vezes, você pode fazer isso muito facilmente através do Twitter, então considere publicá-lo antes de adicioná-lo à sua página do Facebook.

Convide os leitores comprometidos a seguir

O Facebook tem uma característica incrivelmente útil que facilita convidar pessoas que recentemente contrataram uma de suas postagens para voltar e gostar da sua página.

A ferramenta vem na forma do botão Convidar para curtir, ajudando a atrair os usuários que apreciaram alguns de seus conteúdos para visitar sua página novamente e declarar que são fãs do seu negócio. Eles já mostraram claramente que eles gostaram de algo que você tinha a dizer, então as chances de eles gostarem da sua página podem ser maiores do que tentar convidar alguém que não tenha interagido com você anteriormente.

Tudo o que você precisa fazer é selecionar o nome de uma pessoa que reagiu à sua postagem e clicar no botão Convidar. O Facebook rastreia as pessoas que você tem e não convidou, e também permite que você saiba quando alguém aceita o convite e gosta da sua página.

 

Embora o alcance orgânico nunca seja o que foi mesmo alguns anos atrás, usar os hacks acima pode ajudá-lo a recuperar parte do que foi perdido.

No entanto, se você tiver o orçamento, o pagamento de alguns anúncios no Facebook também pode ajudá-lo a superar as falhas deixadas pela queda do alcance orgânico. Pessoalmente, eu recomendo explorar a ideia, pois há muitos recursos de publicidade do Facebook que valem a pena tirar proveito disso, certamente pode facilitar a frente.